Ciclo 4 – Produções audiovisuais e de trilha sonora em tempos de quarentena

Informações e nscrições aqui – atividade gratuita.

Ciclo de troca e compartilhamento de informações e produção de conteúdo audiovisual, a distância, como o objetivo de produção de 4 filmes ficcionais e 4 temas musicais para filmes que tenham como temática o isolamento social a partir da ameaça do Covid-19.
As oficinas consistirão, além do estímulo e direcionamento de toda parte criativa, o entendimento da utilização de ferramentas de transferência de arquivos, a otimização da captação a partir das ferramentas disponíveis, os formatos possíveis e ideais de uma produção audiovisual e a dinâmica de produção remota em grupo. Como tranferir arquivos grandes sem perda de qualidade? Como é possível realizar uma reunião virtual de um grupo com mais de 3 pessoas?

Parte 1:
Dois (2) encontros remotos gerais para entender as ferramentas a serem utilizadas e a dinâmica de trabalho.

Parte 2:
Segmentação dos grupos já direcionados a partir da inscrição. Como segue:

Grupo 1 – Roteiro coletivo, filmagem individual, e edição e finalização a cargo da equipe Ventre Livre.

6 vagas
Metodologia: A partir do mote Desejos da Clausura, o grupo irá elaborar um roteiro original, e cada integrante fará sua filmagem individualmente.
Etapas: 2 encontros remotos para a discussão do roteiro, 3 dias para filmagem, 2 encontros remotos para avaliar e direcionar a edição.

Grupo 2 – Grupo autogestionário com assessoria da equipe Ventre Livre.

4 vagas
Metodologia: Temática livre criada pelo grupo com edição assessorada remotamente pela equipe do Ventre Livre, finalização a cargo da equipe do Ventre Livre.
Etapas: 1 encontro remoto para discussão e fomação de equipe, 1 encontro remoto para a discussão do roteiro, filmagem e edição. Assessoria direta em contatos remotos com oficineiros a combinar.

Grupo 3 – Trilha sonora – O objetivo desta oficina é a produção de trilhas para 4 filmes, que serão produzidos nas oficinas remotas de audiovisual do Ponto de Cultura Ventre Livre. Serão 4 trilhas, uma para cada produção.

6 vagas (músicos ou pessoas que toquem algum instrumento ou tenham algum conhecimento musical)
Metodologia: Os encontros remotos se darão para tratar da importância e peculiaridades de trilhas sonoras através da análise de filmes. Serão vistas as diferenças de sons captados diretamente e de sons (sonoplastias) feitos em estúdio, assim como trilhas já compostas e trilhas originais para filmes, sites que disponibilizam trilhas e sons livres. Serão analisadas tanto produções do Coletivo Catarse e do Ponto de Cultura Ventre Livre quanto filmes antigos ou grandes produções do cinema. OBS: de acordo com os desafios vividos neste período de quarentena, este módulo será voltado para um público que já é familiarizado com a produção musical. Os encontros se darão através de videoconferência, contando-se com o conhecimento prévio dos participantes para uma mínima garantia de concretização dos objetivos.
Etapas: 1 encontro para apresentação do projeto, sensibilização sobre trilhas sonoras, trilhas livres e exercícios e entrega de apostila com os conteúdos, 1 encontro para análise das obras de audiovisual das oficinas e as orientações das direções, troca de ideias e combinação das equipes, e 1 encontro para análise das trilhas, finalização. As produções serão organizadas também remotamente e, sendo necessário, serão feitos acompanhamentos de caso a caso por parte do oficineiro.

Preencha o formulário para fazer a sua inscrição:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s