Material didático

Baixe aqui os materiais didáticos das oficinas (clique no material desejado):

Apostila de equipamentos para Produção Audiovisual: descrição e sugestões de equipamentos

Noções básicas de organização e edição utilizando o Adobe Premiere (em breve)

 

Trailer: Vídeo promocional de curta duração que tem por objetivo chamar o público a assitir o filme maior. O termo trailer vem do inglês e pode ser traduzido como reboque. A palavra é usada para dentificar esses vídeos promocionais porque originalmente os trailers eram exibidos no fim dos filmes no cinema. Hoje em dia, temos o costume de vê-los no início da sessão.

Teaser: Vem do verbo inglês to tease (provocar). Trata-se de um vídeo curto promocional com a intenção de chamar o público para um filme maior, peça de teatro, exposição, instalação (…) O que se vê na maioria das vezes é que ele possui um formato mais livre se comparado com o trailer, sendo que o trailer só é utilizado para cinema e o teaser para obras em geral.

(vídeo) Clip: É um curto segmento de vídeos, com recortes muito rápidos. Geralmente é conduzido por uma trilha sonora e a interação dos dois é bastante ritmada.

Documentário: Obra cinematográfica com o objetivo de retratar ou refletir sobre histórias reais. Pode se utilizar da ficção para reforçar a narrativa.

Ficção: Obra baseada em fatos reais ou fantasiosos que narra histórias criadas a partir da imaginação. Tanto os filmes documentários ou de ficção podem ter três formatos de duração: curta-metragem (até 30′), média-metragem (de 30′ a 80′ ) e longa-metragem (a partir de 80′). A apostrofe ao lado do número é um símbolo de tempo no vídeo, assim como as aspas e os dois pontos (ex.: 1:30’40” – 1 h 30 m 40 s). O termo metragem vem do cinema em película, onde o tamanho do filme é medido em metros.

formatos hd e hdv, progressivo e entrelaçado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s