Arte, cultura e saúde

por Têmis, Ana Lúcia e Eleonora.

No encontros do dia 21 e 23 de julho paramos por um momento de pensar na produção audiovisual para refletir sobre a relação arte, cultura e saúde. Quem organizou os encontros foram a Ana Lúcia Valdez Poletto, coordenadora do Chalé da Cultura do GHC, mestre em Educação/UFRGS e Eleonora Graebin, artista plástica e arte-educadora, especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva/UFGRS. Elas trouxeram no dia 21/07 como convidado, Márcio Mariath Belloc, doutor em Antropologia pela URV – Universitat Rovira i Virgili, Espanha. Márcio contou sobre sua vivência como membro do coletivo Nikosia em Barcelona, Espanha, composto por pessoas diagnosticadas e não diagnosticadas com transtornos mentais e que através da criação e apresentação do programa de rádio (http://www.radionikosia.org/), já há dez anos, vêm lutando contra o estigma de enfermos mentais ao produzir um espaço de fala, reflexão e compartilhamento de experiências que permite a retomada do seu lugar de cidadãos.
Nesta tarde o grupo também vivenciou o “Corredor do Cuidado” proposta que exercita experiências sensoriais, após compartilhou suas memórias de infância envolvendo as artes.

No encontro da quinta-feira, dia 23, a partir da mesma motivação arte, cultura e saúde, conversamos bastante sobre essa relação destacando a importância do olhar no olho e da escuta como cuidado em saúde , do acolhimento a diversidades e da arte como livre expressão de si, potencializadora de devires… não sabemos onde vamos parar, o que iremos encontrar e no que estamos nos transformando, sempre uma surpresa, principalmente quando o encontro é alegre. Nesta oportunidade, Ana e Eleonora trouxeram “conceitos” disparadores para problematização da temática, e Eleonora contou sua experiência na Rádio Nikosia através de um livro de artista produzido por ela, chamado Desviário. O grupo pode manipular o Desviário e encontrar os caminhos percorridos pela artista nos territórios da saúde coletiva, bem como produzir elementos e questões envolvendo o encontro de arte, cultura e saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s